quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Felix Mendelssohn-Bartholdy

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn-Bartholdy nasceu em berço rico e aos nove anos de idade fez a sua primeira audição de piano. O músico formidável que tirou as obras de J. S. Bach do esquecimento, a partir da apresentação da "Paixão segundo São Mateus". 

Passei a apreciar e ficar fã de Mendelssohn com cerca de cinco ou quatro anos de idade (era bem tenra a minha idade). Após a missa dominical que meus pais ouviam na Rádio Cultura de Sergipe, seguia uma trilha sonora com músicas eruditas começando com a Sinfonia n. 4, em Lá Maior, op. 90, "Italiana" (Italienische), que tomava conta de mim, num profundo deleite infantil, ao entrar pelos meus ouvidos. Isso ficou guardado em minha memória, tanto que depois de muitas incursões por toda a música apreciada em minha vida, ainda jovem obtive gravação registrada em vinil e muito depois em CD. Ao longo da minha vida ouço até hoje com grande concentração esta bela música.

Mendelssohn morreu muito jovem, aos trinta e oito anos, mas uma duração de vida para compor 321 obras musicais. Além da adorável Sinfonia n. 4, são obras-chave: Sinfonia Escocesa, op. 56; Concerto para Violino, op.64; Sonho de Uma Noite de Verão, op. 21.

A sua obra musical mais popular é a Marcha Nupcial, que faz parte da peça musical "Sonho de Uma Noite de Verão".

Felix Mendelssohn


Mendelssohn. Symphony No. 4 in A major, Italian, Op. 90
Mvt 1 - Allegro vivace
Slovak Philharmonic Orchestra


 

Nenhum comentário: