terça-feira, 27 de setembro de 2011

Johannes Brahms

Johannes Brahms, alemão, mostrou-se músico desde o início da adolescência. Aos treze anos já tocava em público em tabernas. No início da carreira, como pianista, conheceu Robert Schumann e sua esposa Clara, que foram decisivos para a sua carreira e trajetória musical. Outra influência importante foi o violonista Joseph Joachim, que o levou a incluir temas folclóricos húngaros em algumas de suas obras.

Brahms é um dos meus compositores e músicos preferidos de música erudita em razão de apreciação musical de suas sinfonias, concertos para piano e violino e o réquiem que compôs para expressar seus sentimentos pelas mortes de sua mãe e de Robert Schumann. Ao todo Brahms compôs 135 obras musicais.

Brahms é autor da mais famosa e conhecida canção de ninar ou música de berço "berceuse" (em francês) chamada "Brahms´Lullabay" (em inglês) ou "Wiegenlied" (em alemão), que compôs por ocasião do nascimento do seu segundo filho.

Obras-chave: Sinfonia n. 1, op. 68; Concerto para violino, op. 77; Quinteto para clarinete, op. 115; Ein Deutsches Requiem, op. 45.

Johannes Brahms

Johannes Brahms: Symphony No. 1 
Sir Simon Rattle, conductor 
Berliner Philharmoniker

Brahms. Symphonie n. 3 n F menor, op. 90 - 3º mov - Poco allegretto




Brahms. Ein deutsches Requiem, op. 45 - To words the Holy Scriptures
I. Selig sind, die da Leid tragen - Ziemlich langsam und mit Ausdruck (chor)
Wiener Singverein - Wiener Philharmoniker 

Gundula Janowitz, sopran . Eberhard Waechter, bariton
Wolfgang Meyer, organ
Herbert von Karajan, Leitung


Brahms´Lullabay (Wiegenlied), op. 49, n.4

Nenhum comentário: