domingo, 18 de setembro de 2011

Sinfonia n. 6, em F Maior, "Pastoral", op. 68. Ludwig van Beethoven



Para mim, uma das mais belas músicas de todos os tempos. Escuto durante toda a minha vida, desde criança. Cada vez que a ouço é como se fosse uma música nova:  deslumbrante e desbundante para mim. Não sei mesmo porque aprecio tanto essa música do Beethoven, talvez porque todo tem uma música que é o máximo. Ela é bela! Na tristeza, na alegria, nos altos e baixos da vida, nas grandes conquistas, nas grandes decepções tenho que ter sempre ela por perto para dominar a minha inquietação, o meu ser. É o meu paroxismo do gostar de uma música.

Tenho essa música em vários formatos: CD, MP3, MP4 e vídeos, executada por diferentes orquestras, com diferentes maestros, mas considero como inigualável a interpretação da Orquestra Filarmônica de Berlin, sob a batuta do maestro que se foi, Herbert Von Karajan. Eu adoro a sua interpretação registrada em mídias sonoras ou audiovisuais. Não preciso dizer também que Beethoven é um dos meus compositores e mestres favoritos da música universal.


Ludwig van Beethoven (1770-1827), é um compositor de nacionalidade alemã, que produziu exato 398 obras musicais.


Ícone supremo da música ocidental, Beethoven designou-se como o "poeta do som", espelhando a sua música no individualismo e fundindo o classicismo no romantismo musical. Além da Sinfonia n. 6, "Pastoral", op.68, são obras-chave a Sinfonia n.5, opus 67, o Concerto para piano n. 5, "Imperador", op. 73, a Sinfonia n. 9, "Coral", op. 125, a Sonata para Piano em Fá Menor, "Appassionata", op. 57.

Ludwig Van Beethoven
Retrato feito por Joseph Karl Stieler em 1820
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven 


 
Symphony n. 6, in F major, op. 68, Pastoral 
1st Moviment - Allegro ma non troppo - 9´20
Ludwig van Beethoven
Berliner Philharmonic, conductor Herbert von Karajan

 
Symphony n. 6, in F major, op. 68, Pastoral 
2sd Moviment - Andante molto mosso - 11´36
Ludwig van Beethoven
Berliner Philhamonic, conductor Herbert von Karajan




Symphony n. 6, in F major, op. 68, Pastoral 
3sd Moviment - Allegro - 6´29
Ludwig van Beethoven
Berliner Philhamonic, conductor Herbert von Karajan
                                         

Symphony n. 6, in F major, op. 68, Pastoral 
 4sd Moviment - Allegreto - 8´53
Ludwig van Beethoven
Berliner Philhamonic, conductor Herbert von Karajan

Nenhum comentário: